SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Perceção da saúde: validação de uma escala para a população portuguesaSondas de discriminação na avaliação da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MIGUEL, Fabiano Koich et al. Estudos de validade do questionário online de empatia. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2203-2216. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-18Pt.

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a validade do Questionário Online de Empatia (QoE), que se propõe a avaliar empatia por meio de três fatores: empatia afetiva, cognitiva e compassiva. Participaram 4801 pessoas, sendo 56,8% do sexo feminino, com idade média 27,73 (DP = 7,89). De maneira espiralada, os participantes responderam ao QoE e 11 instrumentos (como qualidade de vida, personalidade e inteligência). Os escores do QoE apresentaram correlações fortes com medidas de agradabilidade (positivamente), tríade sombria e isolamento social (negativamente); correlações brandas com medidas de desregulação emocional (positivamente para empatia afetiva, negativamente para as outras), qualidade de vida e satisfação de vida (positivamente); e correlações próximas de nulo com medidas de inteligência. Os índices de precisão foram moderados a bons, com estabilidade de reteste. Mulheres apresentaram médias moderadamente mais altas que homens. Os resultados encontrados corroboraram as expectativas teóricas. Considera-se que os resultados demonstraram evidências de validade de construto, critério e discriminante para o QoE.

Palavras-chave : Empatia; personalidade; inteligência; validade do teste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License