SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Estudos de validade do questionário online de empatiaAutoeficácia e desenvolvimento positivo dos jovens: uma revisão narrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Leylanne Martins Ribeiro de; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara  e  GARCIA, Lucas Tadeu. Sondas de discriminação na avaliação da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por exclusão. Temas psicol. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp. 2231-2248. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-19Pt.

O responder por exclusão é um padrão de resposta robusto, entretanto, a ocorrência regular da resposta que atesta a relação condicional nome-objeto não corresponde à aprendizagem consistente da relação. Este estudo visou avaliar a aprendizagem de relações nome-objeto, após a emergência da relação condicional no responder por exclusão, empregando sondas de discriminação as quais foram expostas 19 crianças, entre 14 e 25 meses. Discriminações condicionais nome-objeto com estímulos familiares foram ensinadas para compor a linha de base. Sondas controle, de exclusão e de discriminação verificaram respectivamente o controle pela novidade dos estímulos, a emergência da relação nome-objeto e a aprendizagem da relação emergente. Se não ocorresse a aprendizagem da relação emergente, inseria-se o ensino por exclusão. Seis participantes responderam por exclusão. Sondas de discriminação atestaram a aprendizagem de duas relações nome-objeto para três participantes. Um participante respondeu consistentemente com a aprendizagem de duas relações, após o ensino da relação nome-objeto emergente. As sondas de discriminação constituíram-se em medida efetiva da aprendizagem de relações emergentes nome-objeto por crianças pequenas.

Palavras-chave : Responder por exclusão; aprendizagem por exclusão; sondas de discriminação; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License