SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Learning predictors in a distance program: a study with public healthcare providers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CARDOSO, Lucila Moraes; BESSA, Luana Batista  and  TARGINO, Rebeca de Moura. Comparação dos indicadores emocionais do teste de pfister entre meninos e meninas cearenses. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 01-10. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-01.

A necessidade, cada vez mais emergente, de instrumentos psicológicos que se caracterizem pelo rigor científico, atestado por meio de suas qualidades psicométricas, impulsiona o desenvolvimento de estudos que busquem evidências de validade de testes psicológicos. Neste estudo objetivou-se buscar por evidências de validade para o Teste de Pfister por meio da comparação entre sexos. O presente estudo foi realizado com 197 crianças da capital cearense, sendo 46% do sexo masculino e 54% do sexo feminino, utilizando o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister, como instrumento principal, e o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, como instrumento de rastreio do desempenho intelectual dos participantes. Após análises estatísticas e interpretação dos dados, verificou-se uma predominância na escolha das cores azul, verde e preto por parte dos meninos, especialmente em tons mais escurecidos, o que pode indicar controle relacionado às emoções, enquanto as meninas fizeram uso mais frequente das cores violeta e vermelho, ambas no tom mais claro, o que se remete culturalmente à feminilidade e pode sugerir impulsividade. Conclui-se que há diferenças estatisticamente significativas nas escolhas das cores entre meninos e meninas, o que pode ser compreendido como uma contribuição aos estudos de evidências de validade do Teste de Pfister.

Keywords : Validade do teste; Teste das Pirâmides Coloridas; sexo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License