SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Comparação dos indicadores emocionais do teste de pfister entre meninos e meninas cearensesAnxiety, coping, and significant social network of the caregiver of a child with burns índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUSA, Alline Alves de  e  ZERBINI, Thaís. Preditores da aprendizagem em um curso a distância: um estudo com profissionais da saúde pública. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 11-23. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-02.

Ações educacionais ofertadas a distância são utilizadas frequentemente por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Esta pesquisa consistiu na avaliação de preditores da aprendizagem em um curso de especialização a distância ofertado para profissionais da saúde pública por uma Universidade. O trabalho apresentou o objetivo geral de analisar a influência de variáveis relacionadas às características da clientela (dados pessoais, dados profissionais, bem-estar no trabalho) e à reação ao curso (reação aos procedimentos instrucionais e reação ao desempenho do tutor) no processo de aprendizagem. A coleta foi realizada pela internet, participaram 125 alunos. As médias dos itens da Escala de Bem-estar, da Escala de Reação ao desempenho do tutor e da Escala de Reação aos procedimentos instrucionais ficaram localizadas próximas ao ponto médio da escala. Com relação à aprendizagem, identificaram-se médias altas nas atividades avaliativas dos alunos do curso (notas). Os questionários de bem-estar e de reação mostraram-se válidos a partir das análises realizadas. Análises de regressão múltipla mostraram que a reação aos procedimentos instrucionais e a área de atuação profissional predizem significativamente o processo de aprendizagem na amostra. Verificou-se que este trabalho agregou novos conhecimentos para a área de avaliação de treinamento a distância em saúde pública.

Palavras-chave : Educação a distância; aprendizagem; profissional de Saúde Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License