SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Preditores da aprendizagem em um curso a distância: um estudo com profissionais da saúde públicaMeninos com problemas de comportamento internalizantes e externalizantes: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AZEVEDO, Adriano Valério dos Santos  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Anxiety, coping, and significant social network of the caregiver of a child with burns. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 25-37. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-03.

A pesquisa objetivou identificar e analisar ansiedade, enfrentamento e a rede social significativa do cuidador de uma criança com queimaduras. Trata-se de um estudo de caso por meio de seguimento do cuidador em duas fases: 1. Momento da hospitalização da criança, e 2. Durante o retorno à Unidade hospitalar. O cuidador é representado pela figura materna, casada, e tinha mais de três filhos. Foram utilizados instrumentos para identificar indicadores de ansiedade, enfrentamento e redes sociais, além de entrevista e questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio de frequência, médias e exploração qualitativa. Os resultados mostraram que a ansiedade apresentou um indicador leve, as estratégias de enfrentamento foram focalizadas nas práticas religiosas, no problema e suporte social. As redes sociais foram constituídas prioritariamente por pessoas da família e integrantes da comunidade, além de amigos e equipe de saúde. Ajuda material e apoio emocional foram as principais funções da rede, e a função de guia cognitivo foi específica da equipe de saúde. Os resultados evidenciam a necessidade de acompanhar o cuidador familiar durante o período de hospitalização e reabilitação da criança para que se torne possível oferecer atenção integral às suas necessidades.

Palavras-chave : Ansiedade; enfrentamento; rede social significativa; queimaduras; criança hospitalizada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License