SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Anxiety, coping, and significant social network of the caregiver of a child with burnsBateria Computadorizada de Memória de Trabalho (BIMeT-V): estudo da relação entre a memória de trabalho, o raciocínio verbal e a compreensão de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  LOUREIRO, Sonia Regina. Meninos com problemas de comportamento internalizantes e externalizantes: um estudo de caso. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 39-52. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-04.

Em termos clínicos, a ocorrência simultânea de problemas de comportamento internalizantes e externalizantes caracteriza risco ao desenvolvimento infantil, carecendo de mais estudos. Objetivou-se correlacionar, a partir da avaliação de mães biológicas, as habilidades sociais infantis, os recursos do ambiente familiar e as práticas educativas parentais para um grupo de meninos que apresentam simultaneamente problemas de comportamento internalizantes e externalizantes, em comparação a um grupo pareado de crianças sem problemas comportamentais. Adotou-se um delineamento caso-controle, sendo participantes 36 mães biológicas de meninos que foram distribuídos em dois grupos, G1 - 18 meninos identificados com problema de comportamento (clínico) e G2 - 18 meninos identificados sem problema de comportamento (não clínico). As mães responderam a instrumentos sobre práticas parentais, recursos do ambiente e comportamentos infantis. No grupo clínico, foi identificado significativamente um maior uso de práticas negativas (especialmente o bater), déficits de práticas positivas e menos recursos do ambiente familiar. As correlações mostraram que no grupo não clínico as práticas positivas foram associadas aos comportamentos habilidosos e as práticas negativas aos comportamentos problema, o que não ocorreu no grupo clínico, sugerindo falta de consistência na aplicação das práticas nesse grupo. Tais dados contribuem para o planejamento de práticas de orientação de pais.

Palavras-chave : Problemas de comportamento; habilidades sociais; práticas parentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License