SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Meninos com problemas de comportamento internalizantes e externalizantes: um estudo de casoMaternidade e trabalho: experiência de mulheres com carreiras profissionais consolidadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARREYRO, Juan Pablo; INJOQUE-RICLE, Irene; FORMOSO, Jesica  e  BURIN, Debora Inés. Bateria Computadorizada de Memória de Trabalho (BIMeT-V): estudo da relação entre a memória de trabalho, o raciocínio verbal e a compreensão de leitura. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 53-67. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-05.

A memória de trabalho refere-se a todos os sistemas e processos ligados à manutenção ativa e à retenção de informações relevantes para a execução de tarefas cognitivas complexas. As diferenças individuais na memória de trabalho mostraram estar ligadas com as diferenças nas habilidades, como a compreensão e raciocínio. O objetivo deste trabalho foi estudar a relação entre a memória de trabalho verbal, o raciocínio verbal e a compreensão, para o qual foi projetada e validada uma bateria de memória de trabalho verbal (Bateria de memória de trabalho verbalizada computadorizada, BIMeT-V). Os resultados mostraram que os testes administrados mostraram uma boa confiabilidade em relação a consistência interna, quanto à validade, dois fatores latentes saturavam os testes: um fator de armazenamento e outro de armazenamento e processamento simultâneo. Da mesma forma, as habilidades de raciocínio verbal e de compreensão são tarefas que são suportadas pela capacidade verbal de armazenamento e processamento simultâneo da memória de trabalho e, em menor grau, ou com um papel menos relevante, com o componente do armazenamento de informações verbais.

Palavras-chave : Memória de Trabalho; comprehension; raciocínio verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License