SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Computerized Working Memory Battery (BIMeT-V): studying the relation between working memory, verbal reasoning and reading comprehensionCross-cultural adaptation of the Children's Emotion Regulation Processes Survey (CERP) in chilean preschoolers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MARTINS, Gabriela Dal Forno; LEAL, Cláudia Luiz; SCHMIDT, Beatriz  and  PICCININI, Cesar Augusto. Maternidade e trabalho: experiência de mulheres com carreiras profissionais consolidadas. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 69-84. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-06.

O objetivo foi investigar a experiência de mães primíparas, com carreiras profissionais consolidadas, em relação à maternidade e ao seu trabalho, da gestação ao término do período de licença. Três servidoras públicas federais participaram desse estudo, respondendo entrevistas. A análise de conteúdo qualitativa revelou que as experiências das participantes foram semelhantes em vários aspectos. As repercussões do trabalho na experiência da maternidade foram identificadas desde a gestação, considerando as preocupações frente às mudanças decorrentes da maternidade e à conciliação das demandas profissionais. Sentimentos de insegurança e ambivalência também se fizeram presentes quando do ingresso do bebê na creche e do retorno da mulher ao trabalho. Desde a gestação foram identificados movimentos de adaptação, visando ao gerenciamento das demandas da maternidade e do trabalho. O apoio familiar, social e organizacional recebido pelas participantes contribuiu para esse gerenciamento. Ainda assim, evidenciou-se sentimento de sobrecarga pelo acúmulo de atividades, mesmo após o ingresso do bebê na creche e o retorno da mãe ao trabalho, o que corrobora a literatura sobre a temática.

Keywords : Maternidade; trabalho; relações familiares; dupla carreira; relações mãe-criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License