SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Batería Computarizada de Memoria de Trabajo (BIMeT-V): estudio de la relación entre la memoria de trabajo, el razonamiento verbal y la comprensión lectoraAdaptación transcultural del Cuestionario de Procesos de Regulación Emocional (CERP) en una muestra de preescolares chilenos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MARTINS, Gabriela Dal Forno; LEAL, Cláudia Luiz; SCHMIDT, Beatriz  y  PICCININI, Cesar Augusto. Maternidade e trabalho: experiência de mulheres com carreiras profissionais consolidadas. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 69-84. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-06.

O objetivo foi investigar a experiência de mães primíparas, com carreiras profissionais consolidadas, em relação à maternidade e ao seu trabalho, da gestação ao término do período de licença. Três servidoras públicas federais participaram desse estudo, respondendo entrevistas. A análise de conteúdo qualitativa revelou que as experiências das participantes foram semelhantes em vários aspectos. As repercussões do trabalho na experiência da maternidade foram identificadas desde a gestação, considerando as preocupações frente às mudanças decorrentes da maternidade e à conciliação das demandas profissionais. Sentimentos de insegurança e ambivalência também se fizeram presentes quando do ingresso do bebê na creche e do retorno da mulher ao trabalho. Desde a gestação foram identificados movimentos de adaptação, visando ao gerenciamento das demandas da maternidade e do trabalho. O apoio familiar, social e organizacional recebido pelas participantes contribuiu para esse gerenciamento. Ainda assim, evidenciou-se sentimento de sobrecarga pelo acúmulo de atividades, mesmo após o ingresso do bebê na creche e o retorno da mãe ao trabalho, o que corrobora a literatura sobre a temática.

Palabras clave : Maternidade; trabalho; relações familiares; dupla carreira; relações mãe-criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License