SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Maternidade e trabalho: experiência de mulheres com carreiras profissionais consolidadasCaracterísticas e competências dos bebês: rompendo a dicotomia inato/aprendido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RODRIGUEZ, Paulina Reyes; SOLAR, Felix Cova  e  NAVARRETE, Claudio Bustos. Adaptação transcultural do Questionário de Processos de Regulação Emocional (CERP) em pré-escolares chilenos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 85-97. ISSN 1413-389X.

A regulação emocional é um aspecto de relevância para a adaptação dos indivíduos que influencia em seu desenvolvimento e saúde mental. Na atualidade, um desafio importante é contar com instrumentos válidos culturalmente que permitam avaliar este constructo. Neste estudo se apresenta a análise das propriedades psicométricas do Questionário de Processos de Regulação Emocional Infantil (CERP) em uma amostra de pré-escolares chilenos. O CERP é um questionário de relatórios de terceiros que avaliam estratégias de regulação emocional em crianças, entregando uma visão baseada no desenvolvimento. O instrumento foi aplicado a pais e mães de 483 crianças, entre 4 e 6 anos que cursavam a educação pré-escolar. Foi analisada a estrutura fatorial, consistência interna e o relacionamento com o Inventario de Condutas Infantis (CBCL) como indicador de validade convergente. Os resultados evidenciaram uma estrutura de quatro fatores, coerentes com a evidencia empírica. Além disso, todos os fatores apresentaram índices adequados de confiabilidade e correlações com as escalas de internalização e terceirização do CBCL. Se conclui que o CERP mostra indicadores de confiabilidade e validez positivos para serem usados nesta população.

Palavras-chave : Questionário de processos de regulação emocional infantil; pré-escolares; propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License