SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Adaptação transcultural do Questionário de Processos de Regulação Emocional (CERP) em pré-escolares chilenosRevisão de literatura científica sobre maioridade penal no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RESENDE, Briseida. Características e competências dos bebês: rompendo a dicotomia inato/aprendido. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 99-111. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2018.4-08.

Uma corrente emergente de pesquisadores vem defendendo que a compreensão sobre o desenvolvimento das características e competências dos organismos passa pela adoção de um pensamento sistêmico, relacional e também evolucionista. Com o objetivo de apresentar este pensamento, inicialmente discutimos a visão prevalente sobre as bases biológicas do comportamento, que se baseia na Nova Síntese da Biologia Moderna, e, a seguir, expomos a crítica colocada pelos defensores da Síntese Estendida da Evolução. Os debates entre as abordagens serão exemplificados por meio da apresentação de pesquisas sobre as capacidades sensoriais e estabelecimento de vínculo do bebê e a imitação neonatal. As interpretações possíveis, baseadas nas abordagens teóricas apresentadas, desembocam em uma reflexão sobre a dicotomia inato/adquirido: pela visão prevalente, esta dicotomia está superada porque a interação entre o inato e o adquirido vem sendo considerada para explicar as características dos seres vivos. Uma reflexão aprofundada sobre os processos de desenvolvimento envolvidos na emergência do comportamento ressignifica, no entanto, os conceitos de inato e aprendido, levando à dissolução desta dicotomia.

Palavras-chave : Desenvolvimento; etologia humana; evolução; dicotomia inato/adquirido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License