SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Características e competências dos bebês: rompendo a dicotomia inato/aprendidoGênero e violência na intimidade entre pessoas do mesmo sexo - uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MANSUR, Thiago Sandrini; ROSA, Edinete Maria  e  TRINDADE, Zeidi Araujo. Revisão de literatura científica sobre maioridade penal no Brasil. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 113-126. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-09.

Trata-se de uma revisão de literatura que almejou descrever os principais resultados de pesquisas científicas sobre maioridade penal no Brasil publicadas em três bases eletrônicas de dados: SciELO, LILACS e Portal Regional da BVS. Dos 57 artigos encontrados, após o crivo dos critérios de inclusão e exclusão, analisaram-se efetivamente 11. Estes artigos foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que as premissas da doutrina de situação irregular, embora superadas em termos de legislação, permanecem enraizadas nas práticas institucionalizadas, nos discursos e nas representações sobre os adolescentes em conflito com a lei. Contudo, na evolução das leis no mundo, a tendência aparenta ser de manter a idade de imputabilidade penal, e não o oposto. Conclui-se que as evidências encontradas, embora limitadas aos critérios do estudo, refutaram a hipótese de que simplesmente reduzir a maioridade penal seria eficaz para enfrentar a criminalidade juvenil no país.

Palavras-chave : Adolescente em conflito com a lei; criminalidade juvenil; maioridade penal; imputabilidade penal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License