SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Revisão de literatura científica sobre maioridade penal no BrasilO entendimento da mentira com base na psicologia evolucionista: uma revisão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARROS, Isa Correia de; SANI, Ana  e  SANTOS, Luís. Gênero e violência na intimidade entre pessoas do mesmo sexo - uma revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 127-139. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-10.

A importância do gênero na violência na intimidade (VI) tem sido estudada, maioritariamente, nas relações entre pessoas de sexos diferentes. Este artigo é o resultado de uma revisão sistemática da literatura em que se procurou perceber a importância do gênero para a VI entre pessoas do mesmo sexo. Não só na violência em si, mas também e sobretudo nos elementos do casal e na forma como a sociedade responde a este problema. A pesquisa foi feita em quatro bases de dados eletrônicas: B-On, Pub-Med, Sage e PsycInfo. Da análise de sete artigos selecionados, resultaram quatro grandes domínios em que o gênero tem um peso importante nestas relações: normalização da violência; dificuldade em reconhecer a violência; dificuldade em pedir ajuda; e isolamento social. Concluiu-se que o gênero ou as expectativas sociais a si associadas não podem ser ignorados no estudo deste fenômeno. Mais do que influenciar diretamente a violência em si, molda não só a forma como os elementos do casal vivenciam a experiência, mas também as percepções sociais de terceiros (e.g. familiares, amigos/as, profissionais do sistema de justiça e dos serviços de apoio a vítimas), impedindo que haja uma resposta social adequada para este problema.

Palavras-chave : Violência na intimidade; pessoas do mesmo sexo; gênero; estereótipos de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License