SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Gênero e violência na intimidade entre pessoas do mesmo sexo - uma revisão sistemática da literaturaBem-estar na aposentadoria: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos et al. O entendimento da mentira com base na psicologia evolucionista: uma revisão crítica. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 141-153. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-11.

O presente artigo tem por objetivo propor uma discussão teórica sobre o papel da mentira a partir da perspectiva da Psicologia Evolucionista, trazendo uma nova luz sobre os principais estudos realizados nessa área. Para tanto, este artigo aborda as filogenias e ontogenias da capacidade de mentir, ambas sugerindo que a ascensão da mentira como ação pró-social está intimamente relacionada às habilidades de comunicação incrivelmente amplas e complexas do Homo sapiens. Assim, o artigo discute os mecanismos cognitivos e neuronais subjacentes ao reconhecimento de mentiras, bem como as diferenças entre os gêneros em relação à capacidade de reconhecer o engano. Em linhas gerais, o presente estudo teórico pode elucidar o estado atual do conhecimento sobre o tema, sinalizando percursos necessários e mais promissores para futuros estudos, com o objetivo de contribuir para campos onde o ato de proferir mentiras está muito presente, como o contexto judiciário.

Palavras-chave : Psicologia evolucionista; mentira; enganação; evolução.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License