SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Bem-estar na aposentadoria: uma revisão sistemática da literaturaEscala de Afetos Positivos e Negativos (EAPN-10): evidências de sua adequação psicométrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALMEIDA, Flávia Pinho; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira  e  MORAES, Ana Julia Pantoja de. Efeitos de instrução e de automonitorização na adesão ao tratamento do lúpus eritematoso sistêmico juvenil. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 173-187. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-13.

Esta pesquisa avaliou os efeitos do uso combinado de instruções (via manual de educação em saúde) e de automonitorização (via formulários de registro) sobre a ocorrência de relatos de adesão ao tratamento por adolescentes com diagnóstico de Lúpus Juvenil. Quatro adolescentes participaram da pesquisa realizada em quatro etapas: 1. Avaliação inicial; 2. Intervenção, incluindo Condição 1, com exposição ao Manual seguido dos Formulários de Registro de Automonitorização, e Condição 2, com inversão da aplicação dos instrumentos; 3. Feedback; e 4. Follow-up. Os dados obtidos por meio de Recordatórios 24h e de registros em Formulários de Automonitorização foram quantificados, permitindo o cálculo do Índice de Adesão ao Tratamento. Três participantes melhoraram a adesão após a automonitorização, independentemente da ordem de apresentação dos instrumentos. Os resultados sugerem que a automonitorização pode auxiliar na instalação de comportamentos de adesão, enquanto o manual com instruções pode auxiliar na manutenção dos mesmos, o que justificaria o uso combinado destes instrumentos.

Palavras-chave : Lúpus; adesão ao tratamento; manual; instrução; automonitorização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License