SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Escala de Afetos Positivos e Negativos (EAPN-10): evidências de sua adequação psicométricaEfeitos de justificativas apresentadas em histórias infantis sobre o seguir regras descritivas por alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BHONA, Fernanda Monteiro de Castro et al. Fatores socioeconômicos e violência entre parceiros íntimos: um levantamento domiciliar. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 205-218. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-15.

O presente trabalho teve o objetivo de descrever a prevalência da violência entre parceiros íntimos em amostra comunitária, bem como identificar associações entre essas condutas e fatores socioeconômicos. Há predominância desses estudos em países de alta renda, sendo necessárias investigações em países de baixa e média renda. Investigou-se prevalências dos tipos de violência entre parceiros íntimos em amostra probabilística de 532 mulheres entre 18 e 60 anos. Foram aplicados: questionário sociodemográfico e Escala de Táticas de Conflito Revisada (CTS2). Abordando episódios recentes, as taxas de vitimização da mulher pelo parceiro foram: 48,31%, 10,81% e 7,79%, para violência psicológica, física e sexual, respectivamente. As taxas de agressão perpetradas pelas mulheres nessas modalidades foram: 51,89%, 13,73% e 4,47%, respectivamente. Regressões logísticas indicaram que maiores níveis educacionais e socioeconômicos associam-se a menor probabilidade da mulher praticar e sofrer violência. Segundo a literatura, esses fatores representam influências não lineares na violência entre parceiros, mas são importantes na elaboração de estratégias de intervenção junto ao problema.

Palavras-chave : Violência entre parceiros íntimos; violência doméstica; mulheres; fatores socioeconômicos; status socioeconômico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License