SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A atuação do psicólogo na assistência social brasileiraA estrutura das representações sociais acerca do professor entre os pais de alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SEIDL, Eliane Maria Fleury; DUARTE, Sofia Costa e Silva; MAGALHAES, Danielle Bernardes  e  COSTA, Marcela de Vasconcelos. Perfil e práticas profissionais de psicólogos da saúde do distrito federal. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 249-264. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-18.

A pesquisa teve por objetivo descrever o perfil de psicólogos da rede pública e de serviços privados de saúde do Distrito Federal (DF), suas práticas profissionais, referenciais teórico-metodológicos adotados, expectativas e percepções do trabalho em saúde, bem como identificar aspectos que facilitam e que dificultam a integração da equipe. Foi aplicado um questionário online, disponibilizado na internet. A análise incluiu técnicas descritivas e inferenciais e de conteúdo para os dados qualitativos. Participaram 96 psicólogos, 91,6% mulheres. A idade variou de 24 a 54 anos (M=35,5) e a maioria (88,4%) atuava em serviço público de saúde. Sobre as práticas realizadas de forma frequente no cotidiano profissional, prevaleceu atendimento psicológico individual e orientação a familiares/cuidadores de pacientes. Práticas psicológicas diversificadas foram mais frequentes entre os participantes que tinham pós-graduação, realizavam pesquisa e faziam supervisão de estagiários de graduação e/ou residentes. Quanto aos aspectos facilitadores da integração da equipe, as categorias com maior ocorrência foram atividades ou atendimentos em equipe multi/interdisciplinar e reunião regular da equipe; quanto aos dificultadores prevaleceram as categorias sobrecarga de trabalho e características pessoais e interpessoais dos profissionais. Resultados apontam o fortalecimento da psicologia da saúde no DF, especialmente no Sistema Único de Saúde, mostrando-se incipiente em estabelecimentos privados.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; práticas profissionais; equipe interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License