SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Perfil y prácticas profesionales de psicólogos de la salud del distrito federalCaracterísticas sociodemográficas, desempeño escolar, patrón de consumo y salud emocional como factores de riesgo para el consumo de alcohol entre adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

VALE, Silvia Fernandes do  y  MACIEL, Regina Heloisa. A estrutura das representações sociais acerca do professor entre os pais de alunos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 265-278. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-19.

O professor, entre outros, é um dos responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino. Refletir acerca do papel desse profissional no contexto da sociedade contemporânea, requer analisar os reflexos dos problemas políticos, econômicos, sociais e culturais na educação. O objetivo do presente estudo é identificar e discutir as representações sociais dos pais/responsáveis de alunos em relação a ser professor nos dias atuais. Participaram da pesquisa 181 pais/responsáveis de alunos do ensino fundamental da cidade de Mossoró/RN. Eles responderam o TALP após a apresentação da frase estímulo ser professor hoje. Foram realizadas: análises prototípicas (EVOC), análises de similitude (IRAMUTEQ), e análise temática de conteúdo. Os termos mais evocados foram: paciência, educador, amor e ensinar. As representações sociais dos pais/responsáveis dos alunos têm um caráter multidimensional, estruturado em dois eixos: uma imagem arraigada à noção de vocação; e o outro, no profissional enquanto educador. A análise temática também indicou uma representação do professor relacionada a um contexto de trabalho envolvido por desafios, precárias condições de trabalho, desprestígio social e violência. Constata-se assim uma dupla representação do professor, como aquele que possui vocação e como um profissional, trabalhador assalariado da educação, fato que pode estar relacionado a pouca atratividade da carreira docente.

Palabras clave : Representação social; professor; pais; educador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License