SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Perfil e práticas profissionais de psicólogos da saúde do distrito federalCaracterísticas sociodemográficas, desempenho escolar, padrão de consumo e saúde emocional como fatores de risco para o uso de álcool entre adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VALE, Silvia Fernandes do  e  MACIEL, Regina Heloisa. A estrutura das representações sociais acerca do professor entre os pais de alunos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 265-278. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-19.

O professor, entre outros, é um dos responsáveis pela melhoria da qualidade do ensino. Refletir acerca do papel desse profissional no contexto da sociedade contemporânea, requer analisar os reflexos dos problemas políticos, econômicos, sociais e culturais na educação. O objetivo do presente estudo é identificar e discutir as representações sociais dos pais/responsáveis de alunos em relação a ser professor nos dias atuais. Participaram da pesquisa 181 pais/responsáveis de alunos do ensino fundamental da cidade de Mossoró/RN. Eles responderam o TALP após a apresentação da frase estímulo ser professor hoje. Foram realizadas: análises prototípicas (EVOC), análises de similitude (IRAMUTEQ), e análise temática de conteúdo. Os termos mais evocados foram: paciência, educador, amor e ensinar. As representações sociais dos pais/responsáveis dos alunos têm um caráter multidimensional, estruturado em dois eixos: uma imagem arraigada à noção de vocação; e o outro, no profissional enquanto educador. A análise temática também indicou uma representação do professor relacionada a um contexto de trabalho envolvido por desafios, precárias condições de trabalho, desprestígio social e violência. Constata-se assim uma dupla representação do professor, como aquele que possui vocação e como um profissional, trabalhador assalariado da educação, fato que pode estar relacionado a pouca atratividade da carreira docente.

Palavras-chave : Representação social; professor; pais; educador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License