SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1The structure of students' parents' social representations of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MARIN, Angela Helena; PEUKER, Ana Carolina  and  KESSLER, Felix Henrique Paim. Características sociodemográficas, desempenho escolar, padrão de consumo e saúde emocional como fatores de risco para o uso de álcool entre adolescentes. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 279-292. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-20.

Objetivo: sabe-se que o consumo de álcool entre adolescentes tem se intensificado no contexto nacional e internacional e em função disso o presente estudo foi concebido para avaliar em que medida variáveis como características sociodemográficas, desempenho escolar, padrão de consumo e saúde emocional podem predizer a variável de interesse, consumo recente de álcool, definido como consumo de bebidas alcoólicas nos últimos 30 dias, entre adolescentes de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul-Brasil. Método: trata-se de um estudo transversal, com delineamento observacional-analítico, do qual participaram 124 escolares, 69 meninas e 55 meninos, com idades entre 11 e 18 anos. Todos foram acessados em sala de aula para responderem ao Questionário de Dados Sociodemográficos, Youth Self Report e Questionário sobre o uso de drogas. Resultados: as variáveis com maior impacto no consumo recente de álcool foram o total dos problemas de internalização, ansiedade/depressão e sexo feminino. Ter feito uso de álcool com 15 anos ou menos e reprovação escolar também foram capazes de predizer o uso de álcool. Conclusão: os dados confirmam a multidimensionalidade do fenômeno que deve ser considerada em campanhas de prevenção.

Keywords : Bebidas alcoólicas; comportamento adolescente; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License