SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A estrutura das representações sociais acerca do professor entre os pais de alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MARIN, Angela Helena; PEUKER, Ana Carolina  e  KESSLER, Felix Henrique Paim. Características sociodemográficas, desempenho escolar, padrão de consumo e saúde emocional como fatores de risco para o uso de álcool entre adolescentes. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 279-292. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.1-20.

Objetivo: sabe-se que o consumo de álcool entre adolescentes tem se intensificado no contexto nacional e internacional e em função disso o presente estudo foi concebido para avaliar em que medida variáveis como características sociodemográficas, desempenho escolar, padrão de consumo e saúde emocional podem predizer a variável de interesse, consumo recente de álcool, definido como consumo de bebidas alcoólicas nos últimos 30 dias, entre adolescentes de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul-Brasil. Método: trata-se de um estudo transversal, com delineamento observacional-analítico, do qual participaram 124 escolares, 69 meninas e 55 meninos, com idades entre 11 e 18 anos. Todos foram acessados em sala de aula para responderem ao Questionário de Dados Sociodemográficos, Youth Self Report e Questionário sobre o uso de drogas. Resultados: as variáveis com maior impacto no consumo recente de álcool foram o total dos problemas de internalização, ansiedade/depressão e sexo feminino. Ter feito uso de álcool com 15 anos ou menos e reprovação escolar também foram capazes de predizer o uso de álcool. Conclusão: os dados confirmam a multidimensionalidade do fenômeno que deve ser considerada em campanhas de prevenção.

Palavras-chave : Bebidas alcoólicas; comportamento adolescente; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License