SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Methods for the control of extreme response styles in self-report instruments: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

RUIZ, Juliana Machado et al. Gênero e adoção no contexto brasileiro: revisão integrativa da literatura científica. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 293-308. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-01.

O presente estudo teve por objetivo compreender como a categoria gênero emerge nos estudos sobre adoção no contexto brasileiro. A pergunta norteadora foi: de que forma as pesquisas realizadas no contexto da adoção, que se referem às crianças, pais e profissionais, abordam as questões de gênero? Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, SciELO e PePISC, com os descritores adoção, gênero e parentalidade, publicados no período entre 2007 e 2017. Foram selecionados 17 artigos, a partir dos quais constituíram-se três categorias de análise: (a) Exercício da maternidade no contexto da adoção; (b) (In)visibilidade da paternidade na discussão sobre parentalidade adotiva; (c) Homoparentalidade: significados da tecnologia reprodutiva à adoção. Os estudos se debruçam sobre reflexões a respeito da parentalidade em casais heterossexuais e homossexuais, bem como ressaltam o modo como esses casais exercem seus papéis parentais. Conclui-se que entender o modo como é feito o exercício dos papéis parentais nessas diferentes realidades possibilita a compreensão das diferentes configurações familiares, abrindo mais espaço para as famílias por adoção. Recomenda-se ampliação das discussões de gênero, afim de propiciar questionamentos e tensões para esse cenário, dialogando com diferentes perspectivas desenvolvimentais e clínicas.

Keywords : Adoção; gênero; identidade de gênero; homoparentalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License