SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Gender and adoption in the brazilian context: an integrative review of the scientific literatureAssessment of an academic skills development program for youths in juvenile correctional facilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

COSTA, Ariela Raissa Lima  and  HAUCK FILHO, Nelson. Métodos de controle de respostas extremas em instrumentos de autorrelato: uma revisão. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 309-323. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-02.

Estilos de respostas são formas sistemáticas de responder a itens de autorrelato, que podem interferir na validade e precisão dos escores de instrumentos. Um tipo específico é o estilo de respostas extremas (RE), em que a pessoa tende a usar categorias extremas de resposta (por exemplo, concordo totalmente e discordo totalmente), em detrimento do conteúdo do item. Na literatura, há uma miscelânea de métodos que se propõem a identificar e corrigir as respostas extremas para favorecer uma avaliação mais apurada do sujeito. O objetivo do presente estudo é proporcionar uma revisão sistematizada das principais técnicas de controle estatístico de respostas extremas em instrumentos psicométricos de autorrelato. Foram identificadas diversas abordagens analíticas, agrupadas em sete categorias, desde contagem do número de respostas extremas até o uso de métodos estatísticos mais modernos, como Teoria de Resposta ao Item uni e multidimensional. Vantagens e limitações de cada método são discutidas. Apresenta-se também um diagrama geral da modelagem latente de RE no cenário atual.

Keywords : Estilo de resposta; Likert; viés de resposta; mensuração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License