SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Methods for the control of extreme response styles in self-report instruments: a reviewImplications of experiences in the family of origin and infidelity in violence loving relationships author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ERLICH, Vanessa Harmuch Perez; ZIBETTI, Murilo Ricardo  and  GOMIDE, Paula Inez Cunha. Avaliação de um programa de desenvolvimento de habilidades acadêmicas em adolescentes no regime de internação em unidade de socioeducação. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 325-337. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-03.

O déficit escolar é considerado um fator de risco para o desenvolvimento do comportamento antissocial. Esse estudo avaliou a eficácia de um programa para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para adolescentes em conflito com a lei. A amostra foi composta por 18 adolescentes, nove receberam a intervenção (grupo experimental) e nove participaram do grupo controle. As atividades de estimulação foram desenvolvidas entre duas e quatro horas semanais em um período entre 12 e 18 semanas. A eficácia do programa foi medida pelo Teste de Desenvolvimento Escolar (TDE) que avalia habilidades de escrita, leitura e aritmética. Os resultados da comparação entre pré teste e pós teste demonstraram que o grupo experimental teve melhoras significativas nas habilidades aritméticas (Z = -2,673, p = 0,008) e no escore total (Z = -2,549, p = 0,012). Medida pelo TDE a média de atraso escolar no pré teste foi de 8,3 anos no grupo experimental e de 8,9 anos no grupo controle. Após a intervenção a média caiu para 7,3 anos no grupo experimental e se manteve em 8,6 anos no grupo controle. Essa intervenção demonstrou ser uma técnica promissora para reduzir déficits escolares em adolescentes em conflito com a lei.

Keywords : Adolescente em conflito com a lei; intervenção; habilidades acadêmicas; reforço escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License