SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Assessment of an academic skills development program for youths in juvenile correctional facilitiesShame, empathy, coping and school safety of the bystanders in situations of bullying author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

COLOSSI, Patrícia Manozzo  and  FALCKE, Denise. Implicações das experiências na família de origem e de infidelidade na violência dos relacionamentos amorosos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 339-355. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-04.

Experiências dos parceiros nas famílias de origem, circunstâncias da vida cotidiana e aspectos da infidelidade na relação conjugal têm sido estudados para explicar a gênese da violência no casal. Este estudo investigou as experiências da família de origem, quais variáveis sociodemográficas e que fatores associados à infidelidade possuem maior poder preditivo da violência nos relacionamentos íntimos, além das suas possíveis interações. Um estudo quantitativo, correlacional-explicativo foi desenvolvido com 216 homens e 384 mulheres (n=600). Correlações foram estabelecidas e modelos de regressão linear foram propostos. Resultados identificaram que circunstâncias da vida cotidiana (sexo, ter filhos ou não, idade dos parceiros) e experiências na família de origem (negligência física, abuso sexual e aliança parental) contribuem para a explicação das expressões de violência no casal. A infidelidade se correlacionou com a violência, mas não se mostrou preditora. Negligência física e abuso sexual identificaram-se como preditores da violência física e a aliança parental disfuncional mostrou-se preditora da violência psicológica. Mulheres revelaram maiores taxas de violência psicológica enquanto homens apresentaram maior perpetração da coerção sexual. Destaca-se a importância da clínica conjugal que se propõe a acolher e tratar a relação conjugal em sua estrutura relacional, favorecendo o estabelecimento de modelos mais equilibrados, estáveis e funcionais.

Keywords : Violência conjugal; infidelidade; família de origem; análise de regressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License