SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Evaluación de un programa de desarrollo de habilidades académicas para adolescentes internados en unidad de socio educaciónVergüenza, empatía, enfrentamiento y seguridad escolar de los observadores en situaciones de acoso escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

COLOSSI, Patrícia Manozzo  y  FALCKE, Denise. Implicações das experiências na família de origem e de infidelidade na violência dos relacionamentos amorosos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 339-355. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-04.

Experiências dos parceiros nas famílias de origem, circunstâncias da vida cotidiana e aspectos da infidelidade na relação conjugal têm sido estudados para explicar a gênese da violência no casal. Este estudo investigou as experiências da família de origem, quais variáveis sociodemográficas e que fatores associados à infidelidade possuem maior poder preditivo da violência nos relacionamentos íntimos, além das suas possíveis interações. Um estudo quantitativo, correlacional-explicativo foi desenvolvido com 216 homens e 384 mulheres (n=600). Correlações foram estabelecidas e modelos de regressão linear foram propostos. Resultados identificaram que circunstâncias da vida cotidiana (sexo, ter filhos ou não, idade dos parceiros) e experiências na família de origem (negligência física, abuso sexual e aliança parental) contribuem para a explicação das expressões de violência no casal. A infidelidade se correlacionou com a violência, mas não se mostrou preditora. Negligência física e abuso sexual identificaram-se como preditores da violência física e a aliança parental disfuncional mostrou-se preditora da violência psicológica. Mulheres revelaram maiores taxas de violência psicológica enquanto homens apresentaram maior perpetração da coerção sexual. Destaca-se a importância da clínica conjugal que se propõe a acolher e tratar a relação conjugal em sua estrutura relacional, favorecendo o estabelecimento de modelos mais equilibrados, estáveis e funcionais.

Palabras clave : Violência conjugal; infidelidade; família de origem; análise de regressão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License