SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Implicações das experiências na família de origem e de infidelidade na violência dos relacionamentos amorososIntervenções de redesenho do trabalho: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HERNANDEZ, Gildardo Bautista; NORIEGA, José Ángel Vera  e  QUINTANA, Jesús Tánori. Embaraço, empatia, confronto e segurança escolar do observadores em situações de bullying. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 357-369. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-05.

A agressão injustificada é um problema que está presente nas escolas e representa um obstáculo para atingir as finalidades que a educação persegue. O objetivo deste artigo é explicar como a vergonha, a empatia, o tipo de enfrentamento e a segurança escolar discriminam entre observadores defensores y reforçadores perante uma situação hipotética de assédio escolar. Participaram 505 estudantes de secundária de escolas públicas, técnicas e federais do Estado de Sonora com idades que vão desde os 12 até os 17 anos. Deste modo, 131 foram considerados defensores e 374 reforçadores. Os resultados mostram que o reconhecimento da vergonha, a empatia afetiva, o enfrentamento revalorativo e a segurança escolar explicam até em 71.4% as diferenças entre os observadores defensores e os reforçadores. Conclui-se que las variáveis consideradas como preditoras servem para diferenciar entre os tipos de observadores e significam uma contribuição valiosa na análise do assédio como um processo grupal.

Palavras-chave : Bullying; vergonha; empatia; segurança escolar e enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License