SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Shame, empathy, coping and school safety of the bystanders in situations of bullyingEducational inclusion and social interaction: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DEVOTTO, Rita Pimenta de  and  WECHSLER, Solange Muglia. Intervenções de redesenho do trabalho: revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 371-383. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-06.

O job crafting é o redesenho do trabalho, ascendente e proativo, para melhorar o ajuste entre o indivíduo e seu trabalho. As intervenções de job crafting são treinamentos ou métodos destinados a estimular ou desenvolver comportamentos de redesenho do trabalho nos empregados. Este artigo faz uma revisão sistemática da pesquisa sobre os efeitos das intervenções de job crafting e identifica suas tendências e lacunas. Consultamos as bases de dados PsycINFO, Academic Search Premier, Web of Science e SciELO, utilizando os descritores "job crafting" e "interventions", entre 2007 e setembro de 2017. Identificamos oito estudos que satisfizeram os critérios de inclusão. Sete estudos de intervenções quase experimentais basearam suas premissas no modelo teórico de Demandas e Recursos no Trabalho. As intervenções de job crafting aumentaram os diferentes tipos de comportamentos de job crafting, o bem-estar e o desempenho no trabalho. As inconsistências sobre os efeitos significativos nos recursos do trabalho e no engajamento no trabalho são discutidas. Recomendações para futuras pesquisas sobre intervenções de job crafting nas organizações são apresentadas.

Keywords : Redesenho do trabalho; intervenções organizacionais; revisão sistemática; comportamento organizacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License