SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Embaraço, empatia, confronto e segurança escolar do observadores em situações de bullyingInclusão escolar e interação social: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DEVOTTO, Rita Pimenta de  e  WECHSLER, Solange Muglia. Intervenções de redesenho do trabalho: revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 371-383. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-06.

O job crafting é o redesenho do trabalho, ascendente e proativo, para melhorar o ajuste entre o indivíduo e seu trabalho. As intervenções de job crafting são treinamentos ou métodos destinados a estimular ou desenvolver comportamentos de redesenho do trabalho nos empregados. Este artigo faz uma revisão sistemática da pesquisa sobre os efeitos das intervenções de job crafting e identifica suas tendências e lacunas. Consultamos as bases de dados PsycINFO, Academic Search Premier, Web of Science e SciELO, utilizando os descritores "job crafting" e "interventions", entre 2007 e setembro de 2017. Identificamos oito estudos que satisfizeram os critérios de inclusão. Sete estudos de intervenções quase experimentais basearam suas premissas no modelo teórico de Demandas e Recursos no Trabalho. As intervenções de job crafting aumentaram os diferentes tipos de comportamentos de job crafting, o bem-estar e o desempenho no trabalho. As inconsistências sobre os efeitos significativos nos recursos do trabalho e no engajamento no trabalho são discutidas. Recomendações para futuras pesquisas sobre intervenções de job crafting nas organizações são apresentadas.

Palavras-chave : Redesenho do trabalho; intervenções organizacionais; revisão sistemática; comportamento organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License