SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Inclusão escolar e interação social: uma revisão de literaturaStalking na pós-ruptura de relacionamentos afetivo-sexuais na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SALUSTIANO, Adriane Jacinto; GORAYEB, Renata Panico  e  VICENTE, Yvone Avalloni de Moraes Villela de Andrade. Doença do refluxo gastroesofágico: avaliação psicológica de crianças e cuidadores. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 401-411. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-08.

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) com alta prevalência e incidência na população pediátrica é tema relevante em saúde pública. A literatura associa aspectos psicossociais familiares e adoecimento crônico infantil. Esta pesquisa investigou alterações psicológicas e rastreou especificidades de cuidadores e crianças, de 3 a 12 anos, com DRGE (n=26) e hígidas (n=30). Instrumentos: Questionário Sociodemográfico e Avaliação de Fatores de Risco para Adoecimento da Criança, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, e Escala de Comportamento Infantil A2 (Rutter); todos aplicados aos cuidadores. Realizou-se análise quantitativa dos dados (Teste χ2, Teste Exato de Fisher e ANOVA), respeitando os critérios de cada instrumento. Observou-se maior incidência tanto do uso/abuso de álcool/droga, quanto do nível elevado de ansiedade e depressão do cuidador, além de problemas psicossociais, envolvendo a criança, no grupo de crianças com DRGE. Notou-se, também, maior frequência de problemas comportamentais, considerando o desenvolvimento esperado para a idade. Este estudo concluiu existir, na criança, associação entre aspectos psicológicos familiares e a DRGE, ressaltando a necessidade de aprofundar estudos e direcionar a prática clínica interdisciplinar na assistência à saúde desta população.

Palavras-chave : Doença do refluxo gastroesofágico pediátrico; fatores psicossociais; desenvolvimento infantil; doenças crônicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License