SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Doença do refluxo gastroesofágico: avaliação psicológica de crianças e cuidadoresReligiosidade/Espiritualidade (R/E) no contexto clínico: experiências profissionais de psicoterapeutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BORGES, Jeane Lessinger  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Stalking na pós-ruptura de relacionamentos afetivo-sexuais na adolescência. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 413-426. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-09.

Este estudo transversal e exploratório investigou a presença de stalking, no período pós-ruptura de relacionamentos afetivo-sexuais de adolescentes. Um total de 117 adolescentes foram identificados como vítimas de stalking por parte do ex-parceiro íntimo (62,4% meninas), com idade média de 16,87 anos (DP = 1.26), os quais foram comparados a um grupo de não vítimas (n = 410), emparelhado por idade e sexo. O stalking do tipo cortejamento e aproximação foi o mais prevalente. Adolescentes vítimas de stalking apresentaram escores médios significativamente mais altos nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse, quando comparados a não vítimas. Por sua vez, vítimas do sexo feminino apresentaram maior sintomatologia do que vítimas do sexo masculino. Uma análise de regressão múltipla indicou que ter sofrido violência física e verbal/emocional ao longo do relacionamento explica 19,0% da variância de ser vítima de stalking na pós-ruptura. Destaca-se a necessidade de melhor compreensão do fenômeno do stalking, assim como de políticas públicas de intervenção e prevenção, uma vez que tanto vítimas quanto perpetradores necessitam de atendimento psicológico, a fim de romper o ciclo de violência no namoro.

Palavras-chave : Stalking; assédio; violência no namoro; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License