SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Stalking na pós-ruptura de relacionamentos afetivo-sexuais na adolescênciaEstresse relacionado à hospitalização pediátrica e intervenções possíveis: análise da literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CUNHA, Vivian Fukumasu da  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Religiosidade/Espiritualidade (R/E) no contexto clínico: experiências profissionais de psicoterapeutas. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 427-441. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-10.

Embora a produção científica sobre religiosidade/espiritualidade (R/E) esteja aumentando, notadamente a partir de sua vinculação com a dimensão da saúde, tal temática revela-se praticamente ausente na formação em Psicologia. O objetivo deste estudo foi conhecer a realidade profissional de psicoterapeutas no que tange às suas experiências clínicas e a dimensão da R/E. Foram entrevistados individualmente 24 profissionais de duas cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, com tempo médio de experiência em psicoterapia de 10,54 anos. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas a partir da literatura sobre a R/E. Tal dimensão é evocada como importante para todos os psicoterapeutas, embora não tenha sido suficientemente abordada em suas formações. A exploração da R/E parte das demandas dos clientes, apresentando-se ora como um importante recurso para intervenção, ora impedindo o desenvolvimento de muitas condições. As recentes proposições dos Conselhos de Psicologia referentes à R/E são desconhecidas pelos profissionais, sugerindo a necessidade de maior diálogo e também da presença dessas discussões na graduação em Psicologia.

Palavras-chave : Espiritualidade; Psicoterapia; Psicologia Clínica; Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License