SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Religiosidade/Espiritualidade (R/E) no contexto clínico: experiências profissionais de psicoterapeutasEscala de estereótipos sobre o doente mental: construção e evidências psicométricas preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVEIRA, Kelly Ambrosio; PAULA, Kely Maria Pereira de  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Estresse relacionado à hospitalização pediátrica e intervenções possíveis: análise da literatura brasileira. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 443-458. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-11.

A hospitalização pode interferir em respostas comportamentais e emocionais e influenciar nos desfechos em saúde e no desenvolvimento. A análise da literatura sobre esse contexto pode ajudar na compreensão dos fatores desencadeadores e seus efeitos. Este estudo analisou a produção brasileira sobre indicadores de estresse relacionados à hospitalização em crianças e seus cuidadores. Foram analisadas características metodológicas e temas ligados a contextos estressantes, reações emocionais e comportamentais e possibilidades de intervenção. A busca na Biblioteca Virtual em Saúde, entre 2000-2016, com descritores hospitalização infantil, hospitalização, criança hospitalizada, estresse, estresse emocional e estresse psicológico indicou 38 artigos, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão. As regiões Sudeste, Sul e Nordeste concentraram os estudos, feitos com amostras pequenas e mistas. Poucos utilizaram instrumentos avaliativos. Destacou-se a necessidade de ações que levem ao aprimoramento das comunicações nesse contexto, favoreçam o acolhimento, mantenham atenção às necessidades das famílias, tenham foco em atenção psicológica, e estimulem o lúdico para o incremento da qualidade de vida.

Palavras-chave : Hospitalização; estresse; criança; cuidadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License