SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Escala de estereotipos acerca del paciente mental: construcción y evidencias psicométricas preliminaresTerapia Comportamental y Exposición por Realidad Virtual para la Ansiedad de Hablar en Público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MICHELINI, Yanina; ACUNA, Ignacio; GUZMAN, Juan Ignacio  y  GODOY, Juan Carlos. LATEMO-E: banco de dados de filmes para suscitar emoções e avaliar dimensões emocionais para Latino-Americanos. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 473-490. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-13.

INTRODUÇÃO: os clipes são os estímulos mais utilizados para induzir diferentes estados emocionais. OBJETIVO: identificar, selecionar e avaliar um conjunto de clipes de filme de acordo com a discrição e dimensionalidade da emoção. 437 fragmentos foram sugeridos por especialistas em filmes, mas 70 atenderam aos criterios de inclusão em um banco de dados de filmes. Estudo 1: os 70 clipes foram testados em sua capacidade de induzir: nojo, raiva, medo, tristeza, diversão, ternura e neutro (N = 147 participantes; M = 20,64; DP ±2,21). Resultados: 28 clipes apresentaram escores adequados de intensidade e discrição. Estudo 2: 28 clipes selecionados foram reavaliados em uma nova amostra de 106 participantes (M = 20,96; DP ±2,45). RESULTADOS: os clipes de raiva e diversão foram os mais extremos nas dimensões de valência e ativação. Clips de raiva e medo foram as categorias mais extremas nos indicadores de intensidade, certeza e controle. CONCLUSÕES: os estímulos foram úteis para induzir estados emocionais que podem ser julgados tanto pela perspectiva dimensional das emoções quanto pela perspectiva básica das emoções. Além disso, as emoções evocadas são diferenciadas de acordo com os padrões cognitivos de avaliação que guiam o comportamento em resposta à estimulação emocional.

Palabras clave : Conjunto de fragmentos de filme; indução de emoções; emoções discretas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License