SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2LATEMO-E: banco de dados de filmes para suscitar emoções e avaliar dimensões emocionais para Latino-AmericanosContribuição das habilidades de letramento emergente para as competências iniciais de leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZACARIN, Marcela Roberta Jacyntho; BORLOTI, Elizeu  e  HAYDU, Verônica Bender. Terapia Comportamental e Exposição por Realidade Virtual para Ansiedade de Falar em Público. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 491-507. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-14.

A realidade virtual (RV) tem se mostrado eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade. Os efeitos de um procedimento de intervenção comportamental que incluiu a exposição à RV, a respiração diafragmática, o reforço diferencial e a análise funcional de comportamentos de participantes com ansiedade de falar em público foram investigados. O simulador Virtua Therapy com um Oculus Rift® foi usado para a exposição à RV. Seis estudantes universitárias participaram do procedimento envolvendo a seguinte sequência de sessões: entrevista inicial e medidas de linha de base (3-5), intervenção (6), encerramento (1), acompanhamento (2). Nas sessões de linha de base, as participantes faziam um discurso em uma sala sem audiência (avatares): em sessões de intervenção e follow-up, elas discursavam em sala de aula ou auditório com audiência, sendo liberadas consequências verbais (feedback) para altura e velocidade apropriadas da fala. Medidas verbais e não verbais dos comportamentos foram registradas. Nas sessões de intervenção, eram realizadas análises funcionais de situações cotidianas de falar em público. Verificou-se diferença estatisticamente significativa nos dados pré e pós-intervenção na Self-Statements during Public Speaking Scale (melhora na autoavaliação) e melhora na qualidade dos discursos. Concluiu-se que o procedimento de intervenção contribuiu para a redução da ansiedade.

Palavras-chave : Ansiedade de falar em público; realidade virtual; reforço diferencial; análise funcional; Análise do Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License