SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Behavioral Therapy and Virtual Reality Exposure for Public Speaking AnxietyEvaluating the efficacy of a parent-implemented autism intervention program in northern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CASTRO, Danielle Andrade Silva  and  BARRERA, Sylvia Domingos. Contribuição das habilidades de letramento emergente para as competências iniciais de leitura e escrita. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 509-522. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-15.

Estudos em língua inglesa sugerem que as habilidades de letramento emergente favorecem o sucesso na alfabetização. Este estudo longitudinal investigou se e quais habilidades de letramento emergente contribuem para as competências iniciais de leitura e escrita de uma amostra de 34 crianças brasileiras, alunas da rede pública de ensino. Ao final da Educação Infantil, as crianças foram submetidas a testes de consciência fonológica, compreensão oral, vocabulário e conhecimento das letras. No 1º ano do Ensino Fundamental, foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras, bem como de compreensão em leitura dos participantes. Os dados foram analisados através de técnicas correlacionais e de análise de regressão. Os resultados mostraram que todas as habilidades de letramento emergente avaliadas apresentaram correlações positivas significativas com o desempenho nos testes de leitura e escrita. Contudo, análises de regressão múltipla indicaram contribuição significativa e independente apenas da consciência fonológica e do conhecimento de letras para a escrita; para as habilidades de leitura de palavras e compreensão em leitura, somente a consciência fonológica contribuiu de forma significativa e independente. Conclui-se que as habilidades de letramento emergente relacionadas ao domínio do código são as mais importantes para a alfabetização.

Keywords : Letramento emergente; alfabetização; consciência fonológica; conhecimento das letras, linguagem oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License