SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Terapia Comportamental e Exposição por Realidade Virtual para Ansiedade de Falar em PúblicoAvaliando a eficácia de uma intervenção ao autismo implementada por pais no norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CASTRO, Danielle Andrade Silva  e  BARRERA, Sylvia Domingos. Contribuição das habilidades de letramento emergente para as competências iniciais de leitura e escrita. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 509-522. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-15.

Estudos em língua inglesa sugerem que as habilidades de letramento emergente favorecem o sucesso na alfabetização. Este estudo longitudinal investigou se e quais habilidades de letramento emergente contribuem para as competências iniciais de leitura e escrita de uma amostra de 34 crianças brasileiras, alunas da rede pública de ensino. Ao final da Educação Infantil, as crianças foram submetidas a testes de consciência fonológica, compreensão oral, vocabulário e conhecimento das letras. No 1º ano do Ensino Fundamental, foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras, bem como de compreensão em leitura dos participantes. Os dados foram analisados através de técnicas correlacionais e de análise de regressão. Os resultados mostraram que todas as habilidades de letramento emergente avaliadas apresentaram correlações positivas significativas com o desempenho nos testes de leitura e escrita. Contudo, análises de regressão múltipla indicaram contribuição significativa e independente apenas da consciência fonológica e do conhecimento de letras para a escrita; para as habilidades de leitura de palavras e compreensão em leitura, somente a consciência fonológica contribuiu de forma significativa e independente. Conclui-se que as habilidades de letramento emergente relacionadas ao domínio do código são as mais importantes para a alfabetização.

Palavras-chave : Letramento emergente; alfabetização; consciência fonológica; conhecimento das letras, linguagem oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License