SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Contribuição das habilidades de letramento emergente para as competências iniciais de leitura e escritaAtitudes em relação à ciência na psicologia: relações com características sociodemográficas entre estudantes e profissionais brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVA, Álvaro Júnior Melo e; BARBOZA, Adriano Alves; CAIO  e  BARROS, Romariz da Silva. Avaliando a eficácia de uma intervenção ao autismo implementada por pais no norte do Brasil. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 523-532. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-16.

A escassez de oportunidades para acessar a intervenção efetiva para o autismo nos países em desenvolvimento é uma grande preocupação. Assim, a pesquisa sobre a intervenção implementada pelos pais é crítica para disseminar tratamentos baseados em evidência. O estudo atual avaliou a eficácia de um programa de intervenção implementado pelos pais oferecido a famílias de classes baixa e média-baixa no Norte do Brasil. Os participantes foram três crianças diagnosticadas com autismo e seus respectivos pais/cuidadores. Todos os pais haviam recebido treinamento sobre a implementação de ensino por tentativa discreta. Coletamos dados sobre o desempenho das crianças, bem como da integridade da intervenção implementada pelos pais. Os resultados mostraram aumento nos desempenhos com duas das três crianças, cujos pais implementaram tratamento com alto grau de integridade. Para o terceiro pai, o baixo comparecimento durante as sessões de treinamento foi correlacionado com a taxa de aquisição mais lenta da criança. Esses achados apoiam os benefícios potenciais dos programas de intervenção implementados pelos pais para crianças com autismo e se estendem ao contexto sociocultural de países em desenvolvimento como o Brasil.

Palavras-chave : Transtorno do Espectro do Autismo; Análise Aplicada do Comportamento; intervenção implementada pelos pais; comportamento verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License