SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Evaluando la eficacia de una intervención al autismo implementada por padres en el norte de BrasilDesempenho, satisfação e intenção de permanecer nas organizações: preditores individuais a contextuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BIENEMANN, Bheatrix  y  DAMASIO, Bruno Figueiredo. Atitudes em relação à ciência na psicologia: relações com características sociodemográficas entre estudantes e profissionais brasileiros. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 533-547. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-17.

O método científico é importante para a consolidação da Psicologia baseada em evidências. Entretanto, a Psicologia é uma disciplina permeada por dúvidas em relação à sua cientificidade, e há resistências à pesquisa científica por parte de seus estudantes e profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre escores de atitude em relação à ciência na Psicologia (ARCP) e características sociodemográficas. Participaram 611 pessoas, estudantes ou profissionais da Psicologia, de todas as regiões brasileiras, com 18 a 75 anos, sendo 64,2% mulheres. Os participantes responderam um questionário sociodemográfico e à Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia. Homens apresentaram ARCP mais favorável do que mulheres, assim como os alunos de instituições privadas em relação aos de instituições públicas e pessoas que trabalham em relação às que não trabalham. O Rio de Janeiro apresentou menores índices de ARCP em comparação com os outros estados do Sul e Sudeste. Os resultados promovem apontamentos preliminares sobre as variáveis envolvidas na dificuldade de se construir uma Psicologia científica no Brasil.

Palabras clave : Atitude em relação à ciência; epistemologia; método científico; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License