SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Atitudes em relação à ciência na psicologia: relações com características sociodemográficas entre estudantes e profissionais brasileirosCompetência emocional, estilos de coping e relação professor-aluno incluído índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Manoela Ziebell de; NATIVIDADE, Jean Carlos; ASSIS, Rodrigo Soares de  e  MAMBRINI, Nathália Sandoval Barbosa. Desempenho, satisfação e intenção de permanecer nas organizações: preditores individuais a contextuais. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 549-567. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-18.

A crescente importância do capital humano para o sucesso das organizações tem aumentado os esforços para entender o que empresas podem fazer para atrair e reter funcionários capazes de ajudá-las a alcançar sucesso. Este artigo investigou quais variáveis individuais, organizacionais e contextuais eram preditoras de desempenho competente, satisfação no trabalho e intenção de permanecer na organização. Participaram do estudo 262 profissionais brasileiros, que responderam um questionário on-line contendo medidas para avaliar variáveis individuais (dados sociodemográficos, de personalidade, e forças morais), organizacionais (dados laborais, forças contratuais, constituintes, calculativas e comportamentais), e contextuais (percepção do mercado e de empregabilidade, e forças normativas). Os participantes tinham, em média, 35,4 anos de idade (DP=8,74), e 63% eram homens. Realizaram-se três análises independentes de regressão linear hierárquica. Os resultados indicaram que: aspectos individuais foram melhores preditores de desempenho competente; apenas variáveis organizacionais predisseram a satisfação no trabalho; variáveis individuais, organizacionais e contextuais predisseram a intenção de permanecer na empresa. Conclui-se que, embora diferentes variáveis predigam o desempenho, a satisfação e a retenção dos profissionais, a força calculativa prediz essas três variáveis. Assim, recomenda-se que uma gestão baseada em evidências promova diálogos claros sobre carreira a fim de reter profissionais valiosos e promover experiências satisfatórias nas organizações.

Palavras-chave : Desenvolvimento competente; satisfação no trabalho; desempenho no trabalho; intenção de tunover.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License