SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Desempenho, satisfação e intenção de permanecer nas organizações: preditores individuais a contextuaisPersuasión en diferentes niveles de elaboración: efectos experimentales de fuerza, valencia y agotamiento del ego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Cecília Tonial da  y  MARIN, Angela Helena. Competência emocional, estilos de coping e relação professor-aluno incluído. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 569-583. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.2-19.

Firmada desde 1990, a inclusão escolar trouxe desafios para a prática docente não apenas devido às demandas de ensino-aprendizagem, mas também da relação com aluno incluído. Portanto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os professores quanto a competência emocional e estilos de coping, bem como avaliar a qualidade da relação professor-aluno incluído e a associação entre essas variáveis. Realizou-se um estudo com delineamento observacional analítico, de abordagem quantitativa e corte transversal, do qual participaram 63 professores de escolas que atendem alunos com déficits no desempenho de funções mentais/intelectuais no município de São Leopoldo-RS. Eles responderam ao Questionário Sociodemográfico e Laboral, Inventário de Competências Emocionais, Escala BriefCOPE e Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Análises estatísticas descritivas e inferenciais (correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla) revelaram que embora os professores apresentem competências emocionas e estratégias de coping adaptativas, o fator conflito se destacou na avaliação da relação professor-aluno, sendo a autoculpabilização, reinterpretação positiva e humor as estratégias que melhor o explicam. Confirma-se, assim, a importância de investir em ações de formação na área da inclusão, pois as demandas envolvidas neste trabalho costumam sobrecarregar os professores, refletindo sobre a qualidade de sua relação com o aluno incluído.

Palabras clave : Inclusão escolar; competência emocional; estilos de enfrentamento; relação professor-aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License