SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Estrutura representacional do Vitiligo: marcas que Não se Restringem à Pele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DUTRA, Camila Arguello; BERIA, Francielle Machado; LIGORIO, Isadora Silveira  e  GAUER, Gustavo. Evidências de eletroencefalograma para supressão de memória: uma revisão sistemática. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 601-613. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-01.

Compreender como as pessoas esquecem é um dos objetivos fundamentais da ciência da memória. Estudos recentes indicam que os humanos podem voluntariamente regular a consciência de memórias indesejadas, interrompendo o processo de recuperação que normalmente levaria experiências passadas para a consciência. A pesquisa de Potenciais Relacionados a Eventos (PRE) sobre recuperação de memória revela que os efeitos eletrofisiológicos, com temporização específica e topografia do couro cabeludo, servem como marcadores de processos de memória. Esta revisão sistemática examina a literatura sobre alterações de EEG na supressão de memória, destacando seus resultados em indicadores eletrofisiológicos. Uma revisão sistemática de janeiro de 2007 a novembro de 2017 foi realizada usando as bases de dados PubMed, Embase e ScienceDirect. Como resultados, 12 estudos foram elegíveis para inclusão. Há evidência de que uma positividade parietal em torno de 400-800ms após a apresentação da pista é um marcador de PRE de lembrança consciente durante a recuperação da memória. Além disso, uma maior deflexão do componente N2 durante a supressão da recuperação sugeriu maior esquecimento induzido pela supressão.

Palavras-chave : Potencial relacionado a eventos; eletroencefalograma; supressão de memória; controle inibitório; think/no-think.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License