SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Evidências de eletroencefalograma para supressão de memória: uma revisão sistemáticaPares como agentes de prevenção à violência no namoro: análise da viabilidade de uma intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DO BU, Emerson Araújo  e  COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Estrutura representacional do Vitiligo: marcas que Não se Restringem à Pele. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 615-629. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-02.

Utilizando-se da abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, que permite uma ordem e compreensão da realidade vivida por indivíduos/grupos, intenta-se, no presente estudo, identificar o núcleo central e sistemas periféricos das Representações Sociais do Vitiligo, bem como a estrutura representacional da autoimagem que pessoas com a afecção possuem. Para tanto, participaram do estudo 370 brasileiros com Vitiligo de todas as regiões do Brasil, com idades de 18 a 67 anos (M=35,71; DP=12,11), prevalentemente do sexo feminino (80,7%), por meio da resolução online de um questionário sociodemográfico e da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Destaca-se que, na TALP, a evocação de respostas dos participantes foi dada a partir dos estímulos indutores "Vitiligo" e "eu mesmo", estando o último relacionado à percepção que a pessoa com a doença tem sobre si mesma. Os dados foram analisados a partir da análise lexicográfica prototípica desempenhada pelo software Evocation 2000. Os resultados indicaram, através da proeminência de evocações de ordem psicossocial na estrutura representacional do Vitiligo e autoimagem dos participantes, que as marcas de Vitiligo não se restringem à pele, mas sobrepõem-se a esta, uma vez que as possuir afeta negativamente a vivência social e autoconceito das pessoas com a afecção.

Palavras-chave : Representações sociais; vitiligo; autoimagem; estrutura representacial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License