SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Estrutura representacional do Vitiligo: marcas que Não se Restringem à PeleResiliência de pessoas com HIV/Aids: influência do coping religioso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Karine Brito dos  e  MURTA, Sheila Giardini. Pares como agentes de prevenção à violência no namoro: análise da viabilidade de uma intervenção. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 631-646. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-03.

O presente estudo examinou evidências de viabilidade de uma intervenção baseada nos pares para prevenção à violência no namoro, monitorando indicadores de processo durante a fase de implementação de estudos piloto. Foram realizados dois estudos pilotos em cidades de regiões distintas do Brasil, com a participação de vinte e cinco adolescentes do ensino médio. Foram usadas medidas quantitativas e qualitativas, cujos dados foram explorados, respectivamente, pela contagem de frequência e análise de conteúdo. O estudo identificou por um lado, evidências favoráveis à aceitabilidade da intervenção, com bons indicadores de satisfação e envolvimento dos participantes e, por outro, barreiras contextuais que dificultaram o recrutamento, restringiram o alcance da intervenção, impediram a oferta do número de sessões planejadas e geraram impasses à adesão dos participantes. Em que pese tais barreiras, os indicadores de processo monitorados depõem a favor da aceitabilidade da intervenção, se integrada ao currículo escolar e alterado o seu formato no sentido de torná-la mais breve.

Palavras-chave : Prevenção; violência no namoro; estudo de viabilidade; educação de pares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License