SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Pares como agentes de prevenção à violência no namoro: análise da viabilidade de uma intervençãoAdaptações maternas envolvidas na função de cuidar e educar aos 12 meses do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BRITO, Hérica Landi de  e  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Resiliência de pessoas com HIV/Aids: influência do coping religioso. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 647-660. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-03.

Autores têm apontado a resiliência como um dos fatores que permite a pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) persistirem ou se adaptarem às implicações médicas, psicológicas e sociais relacionadas à soropositividade. O processo pelo qual as pessoas, por meio da religião, tentam lidar com exigências pessoais ou situacionais em suas vidas é denominado coping religioso (CR). Este estudo objetivou investigar preditores da resiliência entre variáveis sociodemográficas, médico-clínicas e estratégias de coping religioso (positivo e negativo). Participaram 200 pessoas soropositivas (52,5% homens) acompanhadas em ambulatório especializado em HIV/Aids que responderam aos instrumentos: questionário sociodemográfico e médico-clínico; Escala breve de enfrentamento religioso e Escala de avaliação da resiliência. Resiliência não se associou a nenhuma das variáveis sociodemográficas e médico-clínicas, mas se correlacionou significativa e positivamente ao CR positivo e negativamente ao CR negativo. Na análise de regressão múltipla, tanto o CR negativo quanto o positivo foram preditores significativos da resiliência, de modo que escores mais altos nessa variável resultaram de maior utilização de CR positivo e menor utilização de CR negativo na amostra de PVH desse estudo. Os resultados apontam para efeitos importantes que o CR pode desempenhar no processo de superação de adversidades relacionadas à vivência da soropositividade.

Palavras-chave : HIV/aids; resiliência; coping religioso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License