SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Resiliência de pessoas com HIV/Aids: influência do coping religiosoAssociação entre habilidades sociais, fatores sociodemográficos e autoavaliações ao falar em público de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SEHN, Amanda Schöffel; FEEBURG, Natália Luz; PICCININI, Cesar Augusto  e  LOPES, Rita de Cassia Sobreira. Adaptações maternas envolvidas na função de cuidar e educar aos 12 meses do bebê. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 661-676. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-05.

Este estudo teve como objetivo investigar a função materna de cuidar e de educar aos 12 meses do bebê, com base em conceitos winnicotianos. Participaram 25 mães primíparas, que responderam entrevistas sobre o desenvolvimento do bebê e sobre a maternidade. Análise temática evidenciou que a função de cuidar foi marcada pelas manifestações de dependência e independência, pelas transições no desenvolvimento, bem como pela sensibilidade materna frente aos sinais e ritmo do bebê. A função de educar envolveu diferentes estratégias adotadas pelas mães e houve relatos de dúvidas sobre a melhor forma de educar. Também foram relatadas reações de contrariedade do bebê diante dos limites maternos. Em síntese, aos 12 meses, a função materna parece estar relacionada à sutil adaptação da mãe ao ritmo mais ativo do bebê, estando emocionalmente disponível às suas novas descobertas, mas também permitindo a ele experiências de frustração.

Palavras-chave : Desenvolvimento infantil; função; materna; cuidar; educar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License