SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Maternal adaptation in the role of caring for and rearing 12-month-old babiesDevelopment and psychometric analysis of the brief inventory of academic procrastination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BAUTH, Murilo Freitas; ANGELICO, Antonio Paulo  and  OLIVEIRA, Daniela Carine Ramires de. Associação entre habilidades sociais, fatores sociodemográficos e autoavaliações ao falar em público de estudantes universitários. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 677-692. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-06.

Possuir um bom repertório de habilidades interpessoais e de desempenho ao falar em público pode ser considerado indispensável para a adaptação social e acadêmica dos universitários. Objetivou-se caracterizar e comparar o repertório de habilidades sociais de universitários provindos de diferentes áreas do conhecimento (humanas, exatas e biológicas) e instituições de ensino superior (pública e privada), bem como investigar as associações entre estas habilidades e as autoavaliações ao falar em público. Participaram 818 universitários, que responderam ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), Escala de Auto-Avaliação ao Falar em Público e um Questionário Sociodemográfico e Ocupacional. Os grupos não diferiram significativamente quanto ao repertório de habilidades sociais, com a maioria dos participantes (n = 432) apresentando um repertório de habilidades abaixo da média em relação ao grupo normativo do instrumento. Verificou-se que os universitários do gênero masculino e aqueles que possuíam um companheiro, trabalho ou renda própria e contato direto com o público apresentavam autoavaliações ao falar em público mais positivas. As classes de habilidades de autoexposição a desconhecidos, autoafirmação na expressão de sentimento positivo, conversação e desenvoltura social, autocontrole da agressividade eenfrentamento e autoafirmação com risco e possuir um curso profissionalizante foram as variáveis preditoras de uma autoavaliação mais positiva dos universitários ao falar em público.

Keywords : Habilidades sociais; falar em público; avaliação do desempenho; interação social; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License