SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Associação entre habilidades sociais, fatores sociodemográficos e autoavaliações ao falar em público de estudantes universitáriosDesenvolvimento de uma escala para avaliar traços do transtorno da personalidade histriônico de acordo com o hierarchical taxonomy of psychopathology índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GEARA, Gabriela Ballardin; NUNES, Cristina Aparecida Medeiros; HAUCK-FILHO, Nelson  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Construção e análise psicométrica de um inventário breve de procrastinação acadêmica. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 693-706. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-07.

Procrastinação acadêmica caracteriza-se pelo adiamento não estratégico de compromissos, o que implica protelar o início ou a conclusão de ações ou decisões relacionadas às atividades acadêmicas. O estudo descreve a construção de uma nova ferramenta de autorrelato com a finalidade de avaliar um amplo espectro latente de procrastinação acadêmica. Os participantes foram 172 estudantes universitários de diversos cursos de graduação de uma universidade do interior de São Paulo (média de idade = 23,66; desvio-padrão = 6,61; 68% mulheres). Análises fatoriais exploratórias permitiram selecionar 20 itens (de 60 iniciais) criados com base nas definições do construto presentes na literatura, que apresentaram cargas de magnitude moderada a alta em um fator geral de procrastinação. A fidedignidade encontrada para a escala foi de 0,91 pelo coeficiente alpha e 0,93 pelo coeficiente ômega, havendo uma ampla cobertura latente, como sugerido a partir da curva de informação do teste. O instrumento é recomendado para pesquisas no Brasil, podendo ser incluído em questionários contextuais em estudos de avaliação educacional em larga escala.

Palavras-chave : Vivências acadêmicas; estudantes; estudo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License