SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Construção e análise psicométrica de um inventário breve de procrastinação acadêmicaLegalização da maconha: percepção de psiquiatras e de usuários em recuperação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco; SETTE, Catarina P.  e  FERRARI, Bárbara Letícia. Desenvolvimento de uma escala para avaliar traços do transtorno da personalidade histriônico de acordo com o hierarchical taxonomy of psychopathology. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 707-720. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-08.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2) focada nos traços do transtorno da personalidade histriônico (TPH) de acordo com o modelo Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP), e verificar suas propriedades psicométricas. O método foi dividido em dois estágios. O primeiro para revisão do IDCP-2 de acordo com o HiTOP, focando nos traços típicos do TPH. O segundo objetivou verificar as propriedades da nova versão do IDCP-2 (i.e., IDCP-HPD) em uma amostra por conveniência (N=208), coletada via online. O IDCP-HPD foi aplicado junto a fatores do Personality Inventory forDSM-5 (PID-5) e Five-Factor Histrionic Inventory (FFHI). Dos 16 traços iniciais baseados no HiTOP, 8 foram selecionados para o TPH e 17 itens foram selecionados para os novos fatores. A solução com 4 fatores observada via exploratory structural equation modeling, as correlações com medidas externas e os efeitos das comparações entre grupos indicam a adequação psicométrica do IDCP-HPD. Os achados devem ser interpretados como evidências iniciais para o IDCP-HPD, indicando a praticidade do teste.

Palavras-chave : Transtornos da personalidade; cluster B; diagnóstico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License