SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Development of a scale to measure histrionic traits according to the hierarchical taxonomy of psychopathologyImpact of sexual orientation, social support and family support on minority stress in LGB people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

WINK, Giovana Alessandra; MEA, Cristina Pilla Della  and  ROSSI, Tainá. Legalização da maconha: percepção de psiquiatras e de usuários em recuperação. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 721-733. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-09.

A legalização da maconha no Brasil é um tema que vem sendo discutido atualmente, pois além de questões sobre saúde pública, envolve também aspectos sociais, jurídicos e educacionais. Portanto, o estudo teve como objetivo verificar a percepção de médicos psiquiatras e usuários de maconha em recuperação sobre a legalização de maconha no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O estudo foi composto por 20 participantes com idades entre 26 e 71 anos (80% do sexo masculino),10 compondo o grupo de médicos psiquiatras, e 10 usuários de maconha em recuperação. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, e utilizada a análise de conteúdo. A maioria dos participantes se posicionaram de maneira desfavorável (85%) a legalização da maconha Brasil. Os relatos incluíram prejuízos físicos, psíquicos e sociais, bem como a ausência e ineficácia de políticas públicas. Porém, tiveram postura positiva aos tratamentos com canabidiol para doenças refratárias. Portanto, necessita-se de mais pesquisas que contemplem este tema, abarcando outras populações a fim de trazer melhores esclarecimentos.

Keywords : Cannabis; disfunção cognitiva; uso terapêutico; legislação; condições sociais; tráfico de drogas; síndrome de abstinência a substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License